Colposcopia

O Que É?

A colposcopia é um exame de uma mulher na vagina e no colo do útero, utilizando colposcópio, um instrumento portátil com a fonte de luz e lentes de aumento. Este instrumento permite que o seu médico examinar o colo do útero e da vagina para o câncer e áreas anormais que podem se tornar cancerosas. Colposcopia leva cerca de 15 a 30 minutos e não requer anestesia.

Para que É Utilizada

Os médicos usam a colposcopia para verificar câncer de colo de útero ou alterações pré-cancerosas depois de um anormal do exame de Papanicolau ou como um procedimento de acompanhamento para visualizar uma área anormal visto durante uma anterior exame ginecológico. Durante a colposcopia, o seu médico pode remover uma amostra de tecido do colo do útero para o teste (biópsia).

Preparação

Você não tem que fazer nada de especial para se preparar para a colposcopia, exceto que o seu médico pode pedir-lhe para não tomar aspirina para uma semana antes do procedimento. Não douche ou usar cremes vaginais ou medicamentos que o dia antes do procedimento. No entanto, porque você vai precisar remover a roupa da cintura para baixo, considere usar uma de duas peças de roupa com calças ou uma saia. Também, porque você pode ter algum leve sangramento vaginal no caso, o médico realiza uma biópsia, trazer um penso higiénico para vestir após o procedimento.

Certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma. Também é muito importante informar ao seu médico se você pode estar grávida. Não pare de utilizar o controle de natalidade antes do procedimento.

Porque sangramento menstrual pesado pode tornar difícil o seu médico para ver o interior da vagina, planejar o procedimento para um tempo diferente do seu período mensal.

Como É Feito

Você precisará remover a roupa da cintura para baixo. Você será dado um pano para cobrir a sua cintura e pernas. Você se deita de costas sobre uma mesa de exame com suas pernas, seus joelhos dobrados, e seus saltos colocados em dois estribos. O seu médico irá inserir um lubrificado instrumento chamado espéculo em sua vagina. Isso mantém as paredes vaginais aberto para colposcopia. Em alguns casos, o colo do útero e vagina podem ser lavados com uma solução de vinagre ou de iodo mancha para fazer anormal áreas mais fácil de ver.

De seguida, o seu médico vai olhar através do colposcópio para examinar o colo do seu útero e a vagina. Ocasionalmente, ele ou ela pode usar o colposcópio para tirar fotografias para o seu permanente de registro médico. Se necessário, o seu médico irá remover um pequeno pedaço de tecido (biópsia) a partir de qualquer área suspeita. Seu médico pode usar um anestésico local para amortecer a biópsia da área. O procedimento de biópsia pode desencadear alguns breves leves cólicas ou um pouco de desconforto. Alguns médicos encorajam seus pacientes a tomar um analgésico suave, tais como o ibuprofeno (Advil, Motrin e outros nomes de marcas) antes do procedimento, para reduzir qualquer desconforto.

Qualquer tecido removido durante o procedimento é enviado para um especialista (patologista) para exame sob um microscópio. O patologista irá notificar o seu médico se qualquer cancerosas ou pré-cancerosas alterações são descobertos.

Acompanhamento

Você pode retornar para as atividades diárias normais imediatamente. Verifique com o seu médico sobre quaisquer restrições quanto à relação sexual.

Se você tivesse uma biópsia, você pode tem um leve sangramento vaginal, mas deve ter pouca ou nenhuma dor. Chame o seu médico para seus resultados em poucos dias. Tenha em mente que o tratamento adicional será necessária se nada de anormal for encontrado, durante a colposcopia.

Riscos

Apesar de existir um pequeno risco de infecção ou hemorragia, colposcopia, geralmente, é um procedimento seguro e indolor.

Quando Chamar um Profissional

Chame imediatamente o seu médico se o sangramento vaginal torna-se pesado. Contacte o seu médico se tiver dor ou desconforto abdominal, febre ou uma cor ou mau cheiro, corrimento vaginal.

Informações Adicionais

Colégio americano de Obstetras e Ginecologistas
P. O. Box 96920
Washington, DC 20090-6920
Telefone: 202-638-5577
http://www.acog.org/

Conteúdos médicos revisados pelo corpo Docente da Escola de Medicina de Harvard. Direitos autorais pela Universidade de Harvard. Todos os direitos reservados. Utilizada com a permissão da StayWell.

Leave a Reply